Santacine

Conheça o Santacine e o que ele pode fazer pela sua empresa

Conheça Melhor

Notícias

Inscrições abertas para a Mostra Competitiva RECINE 2011

Inscries abertas para a Mostra Competitiva RECINE 2011

O REcine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo - aceita inscrições para sua edição de 2011. O ano marca uma década de existência do Festival, que revelou inúmeros talentos do cinema brasileiro e internacional em sua Mostra Competitiva, e que esteve sempre focado no incentivo à realização e divulgação de filmes com imagens de acervos audiovisuais. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de setembro, no site www.recine.com.br.

Além de contribuir para a salvaguarda de arquivos fílmicos, a Mostra Competitiva do REcine atrai produções do mundo inteiro que trazem diferentes olhares para fatos e personagens da História, bem como novas propostas estéticas e experiências com a linguagem audiovisual.

A Mostra Competitiva do REcine aceita inscrições de filmes de temática livre, desde que utilizem, no mínimo, 40% de imagens (fotos, filmes, cartas, mapas etc.) e sons de acervos públicos e/ou privados em suas produções.

Os filmes concorrem nas categorias:

Melhor Pesquisa
Melhor Concepção Sonora
Melhor Contribuição à Linguagem Cinematográfica
Melhor Edição
Melhor Roteiro
Melhor Direção de Curta-Metragem
Melhor Curta-Metragem
Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular
Melhor Longa-Metragem pelo Júri Popular
Menção Honrosa (pela originalidade)
Melhor Direção de Longa-Metragem
Melhor Longa-Metragem

Os filmes inscritos devem ser enviados até esta data em formato DVD para análise da Comissão de Seleção de Filmes Para Mostra Competitiva do REcine. O endereço para remessa é:

REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo
Arquivo Nacional
Praça da República, 173 – Sala C1-05
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20211-350

Goiânia Mostra Curtas recebe inscrições até 9 de agosto

Goinia Mostra Curtas recebe inscries at 9 de agosto

Um dos maiores festivais brasileiros do gênero curta metragem, o Goiânia Mostra Curtas acontece entre 4 e 9 de outubro de 2011, no Teatro Goiânia, em Goiânia/GO. Os interessados podem se inscrever pelo site www.goianiamostracurtas.com.br até 9 de agosto.

Podem participar do processo seletivo produções de 2010 e 2011, realizadas em 35mm, 16mm e vídeo, com duração máxima de 25 minutos. A relação dos curtas selecionados será divulgada até 30 de agosto.

A diretora geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, conta que a democratização da produção audiovisual é o principal foco da Goiânia Mostra Curtas. “Queremos divulgar o cinema nacional de curta metragem, possibilitar intercâmbio para a produção realizada em todos os Estados, incentivar a produção de curtas metragens em Goiás, além de discutir meios e estratégias para a distribuição da produção audiovisual e para a formação de plateia para o cinema brasileiro”, ressalta.

Funcine e Novelo Filmes abrem inscrições para oficina gratuita de criação e produção

Funcine e Novelo Filmes abrem inscries para oficina gratuita de criao e produo

Desenvolver o processo de produção cinematográfica com noções teóricas e práticas de criação audiovisual é a proposta da oficina promovida pelo Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e a produtora Novelo Filmes. As inscrições são gratuitas e estão abertas. Serão selecionados cinco roteiros para os encontros entre os realizadores e os ministrantes, que vão ocorrer todas às terças-feiras, de 6 de setembro a 22 de novembro, das 14 às 18h, na Fundação Cultural Badesc, com 30 horas/aula. Dos cinco roteiros, um será escolhido para ser filmado. Ao final, será fornecido certificado àqueles que participarem de 75% das atividades.

Interessados na oficina podem fazer as inscrições pelo site portal.pmf.sc.gov.br/entidades/funcine. Os roteiros selecionados devem ser representados por uma equipe formada pelo diretor, roteirista e produtor do projeto. A equipe vencedora terá todos os equipamentos fornecidos para realização do curta com orientação dos profissionais ministrantes da oficina, que contará também com o apoio da Orbital Filmes da Onda Sonora.

Os ministrantes são Cíntia Domit Bittar, formada em cinema e vídeo pela Unisul e diretora de “Qual queijo você quer?”, curta rodado com o Prêmio Funcine e selecionado para os festivais de Paulínia e Gramado; Carol Gesser, formada em cinema pela UFSC, produtora do Censo Audiovisual Catarinense e diretora de arte e maquiagem; Will Martins formado em cinema e vídeo na Unisul, produtor, diretor e roteirista.

Maria Augusta Vilalba Nunes e Lucas de Barros completam o quadro dos ministrantes e também cursaram cinema na Unisul. Maria fez mestrado em literatura na UFSC. Lucas é graduado em edição e pós produção digital na escola Soho Editors, de Londres.

A oficina é dividida em três fases. Na primeira, há 10 encontros teóricos sobre conceituação criativa e desenvolvimento de projeto. Na segunda fase, as propostas de filmes desenvolvidas na primeira serão defendidas oralmente para uma banca, que irá escolher o projeto para a filmagem, com assistência de técnicos de fotografia e operadores de câmara e som da oficina. O curta será montado pela Novelo Filmes.
 
O quê: 1ª Oficina de Introdução à Prática Audiovisual: do desenvolvimento à produção.
Quando: de 6 de setembro a 22 de novembro de 2011, às terças-feiras, das 14 às 18h
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.
Quanto: gratuita.

Contraponto lança documentário sobre a artista Eli Heil

 Contraponto lana documentrio sobre a artista Eli Heil

A Contraponto lança no dia 21 de julho, às 19 horas, na Fundação Badesc, o documentário Coração de Eli, dirigido por Kátia Klock. O média-metragem traz depoimentos de críticos, artistas e familiares que compartilham suas impressões sobre Eli Heil. A produção será distribuída em um DVD que inclui mais dois curtas: Eli Heil, criadora e criatura, realização da Contraponto para a RBS TV, de 2009, e O Mundo Ovo de Eli Heil, filmado em Super-8 em 1986, de Marco Aurélio Ramos e Maria Emília de Azevedo. O DVD será encartado na segunda edição do livro Óvulos de Eli: a expulsão dos seres de Eli Heil, organizado por Kátia Klock e Vanessa Schultz.
 
O registro audiovisual aconteceu em paralelo à produção do livro. “Foram cinco anos e meio de convívio, anotações, gravações, entrevistas, encaminhamentos de projetos. Aos poucos, a artista foi abrindo o acervo e o ateliê. A confiança é algo fundamental para uma relação que mescla trabalho e intimidade”, declara Kátia Klock. A publicação apresenta, através de uma seleção de obras e textos de autores diversos, o trabalho intenso da artista catarinense, sua história e o museu O Mundo Ovo, que abriga seu acervo. Aos 82 anos, Eli Heil é uma artista que continua desenvolvendo técnicas próprias, seja com pinturas, esculturas, tapeçarias, cerâmicas ou desenhos. Ela já expôs em várias regiões do Brasil e no exterior participou, até o momento, em 43 coletivas.

DOCUMENTÁRIOS EM DVD
 
Coração de Eli
(de Kátia Klock, SC, 2011, 48min, livre)
Uma artista que “vomita criações”, dá vida a milhares de seres que pinta, desenha e esculpe através de técnicas inusitadas. Seus sentimentos revestem-se em cor, forma e verso. E a dor (ou sua ausência) é seu combustível. Críticos, artistas e familiares compartilham suas impressões sobre Eli Heil.
 
Patrocínio • Lei Rouanet, Fundação Cultural Badesc, BRDE e Duas Rodas
Realização • Ministério da Cultura e Contraponto
 
EXTRAS
 
Eli Heil, criadora e criatura
(de Kátia Klock, SC, 2010, 14min)
Eli por Eli. A artista recita, pinta e apresenta o Museu Mundo Ovo, com suas 3 mil obras.
Curta realizado para a série “SC em Cena”, da RBSTV (SC).
 
O Mundo Ovo de Eli Heil
(de Marco Aurélio Ramos e Maria Emília de Azevedo, SC, 1986, 33min)
Um registro realizado há 25 anos sobre o processo criativo e a obra da artista. Eli Heil fala de suas angústias, relembra sua iniciação artística e declama seus poemas.

Santacine abre inscrições para associados

Santacine abre inscries para associados

Estão abertas até 10 de junho as inscrições para o Workshop Produção Audiovisual, ministrado por Steve Solot (LATC - Latin American Training Center) e Fábio Cesnik (Escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados). Dentro da programação, um seminário aberto ao público e consultoria aos produtores inscritos e selecionados, com projetos em desenvolvimento. As atividades acontecem nos dias 25 e 26 de junho, entre 10h e 17h, no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM).

Seminário Audiovisual  (aberto ao público)

O programa é composto por duas exposições sobre as tendências, aspectos legais e comerciais da produção, coprodução e distribuição internacional: 

*Panorama e tendências da indústria audiovisual global, por Steve Solot.
*Aspectos legais da produção e coprodução audiovisual no Brasil, por Fábio Cesnik.

Consultoria para Produtores (mediante inscrição e seleção)

Consiste em uma série de encontros de 30 minutos entre os consultores e produtores, para apresentação e avaliação de projetos audiovisuais, que receberão assessoria comercial e jurídica e uma análise resumida por escrito. Serão aceitos 10 projetos de longas e médias-metragens, além de programas de televisão.

1) Podem realizar inscrição, associados das entidades Cinemateca, Santacine e Sintracine, que estejam com os pagamentos em dia. 

2) Os projetos devem ser enviados via e-mail  à respectiva entidade até 8 de junho, segundo os moldes de aprovação nas leis de incentivo federais (ANCINE) e plano de negócios.

3) Estar aprovado em alguma lei de incentivo federal não é requisito obrigatório, mas será levado em conta no caso de desempate devido ao número restrito de vagas.

Inscrições podem ser realizadas encaminhando e-mail para santacine@santacine.com.br 


Anterior 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 Próxima